Mercado
Whatsapp ajuda a transformar a jornada de compra no Brasil
A pandemia e fatores como desemprego, queda do poder de compra e auxílio emergencial influenciaram diretamente a dinâmica de consumo dos brasileiros, que estão recorrendo muito mais ao ambiente online para fazer compras.
Victor Lucietto - 01/11/2021
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Quis ipsum suspendisse ultrices gravida. Risus commodo viverra maecenas accumsan lacus vel facilisis.
Nesse contexto, o Whatsapp teve um papel importante durante o segundo trimestre de 2021 e vem ajudando a democratizar o e-commerce no país. A constatação está na mais recente edição do Consumer Insights, estudo produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, que se refere ao segundo trimestre de 2021.
A análise mostrou que 47% do volume comprado na plataforma de mensagens foram feitos por pessoas da classe C. Além disso, o aplicativo ganhou força entre os consumidores mais velhos, já que 33% das pessoas que o usaram em suas jornadas de compra têm mais de 50 anos.
A plataforma de mensagens se destacou diante de outros meios de comércio eletrônico em compras urgentes e não planejadas. As categorias mais procuradas por meio dela foram água mineral, refrigerantes, sabonetes, biscoitos e massa tradicional.
O levantamento também ressaltou outras tendências importantes relacionadas à jornada de compra do público brasileiro. Canais com menos repasses de preço, por exemplo, passaram a atrair mais compradores, levando a uma maior procura por marcas mais baratas – com destaque para o Pequeno Varejo de Autosserviços, o mais relevante durante o trimestre.
Além disso, o cenário de pressão inflacionária, associado à deterioração da renda, aumento do endividamento das famílias e à persistência de patamares elevados de desemprego, desacelerou as compras de abastecimento, dando espaço a compras menores com tíquetes intermediários e diminuição do número de categorias no carrinho de compra.
Se você quer explorar novas ferramentas digitais para alavancar o seu negócio e não sabe por onde começar, entre em contato com a Newbasca. Somos um HUB de soluções de marketing, trade marketing e vendas, e temos a solução certa para atender às necessidades da sua empresa. Fale com nossos consultores.
Categorias:
Mercado
Inscreva-se e receba conteúdos de marketing e vendas toda semana!
Inscreva-se e receba conteúdos de marketing e vendas toda semana!
Preencha o formulário e receba nossos conteúdos
Veja também
Black Friday no Atacado e Distribuição: Estratégias para Vender Mais com Inteligência
Black Friday no Atacado e Distribuição: Estratégias para Vender Mais com Inteligência A Black Friday é uma das datas mais esperadas do calendário...
Dia dos Pais: Preparativos do Varejo e Atacado Distribuidor
Dia dos Pais: Preparativos do Varejo e Atacado Distribuidor Faltam menos de 30 dias para o Dia dos Pais, uma das datas mais...
A inteligência artificial e sua revolução no varejo
Conhecida popularmente como IA, a inteligência artificial está mudando radicalmente a forma como o varejo opera, trazendo uma nova era de eficiência, personalização...