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Vila Nova é referência de sucesso no uso de ferramentas digitais

Atacado Vila Nova sempre se destacou pelo seu protagonismo nos negócios e por seu compromisso com a inovação. Por isso, faz uso constante das mais modernas ferramentas e soluções de gestão para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes no estado de São Paulo e no Sul de Minas Gerais. 

Victor Lucietto - 20/05/2021

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Prova disso é que, há mais de uma década, a empresa iniciou um diligente trabalho de desenvolvimento de avançadas fórmulas alternativas para se antecipar às tendências que, nos dias atuais, já se consolidaram em realidade absoluta. 

“Começamos um planejamento no Vila Nova para integrar a transformação digital. Ao longo dessa trajetória, várias etapas foram concluídas com sucesso. E o resultado mais recente desse esforço de integração digital do grupo, contemplando as vendas, foi o início da nossa operação no e-commerce, por meio da criação de um departamento específico que, hoje, encontra-se sob minha responsabilidade”, explica Fernando Inacio da Costa, Head-digital e e-commerce do Atacado Vila Nova.

Trajetória consistente
Não faltam exemplos da escalada digital mencionada pelo executivo. Tudo começou em 2016, quando o Vila Nova, por meio de um trabalho em parceria com a Unilever e a Infracommerce – maior empresa de digitalização para B2C e B2B da América Latina –, criou seu primeiro canal de vendas online, funcionando como operador logístico em todo o estado de São Paulo e em Minas Gerais.

No ano seguinte, o grupo lançou seu site próprio, o que levou a marca Vila Nova a atuar com todo o seu portfólio, possibilitando aos clientes fazerem suas compras 24 horas por dia, sete dias por semana. Esse aparelhamento permitiu ao grupo atuar também como distribuidor de algumas das principais indústrias instaladas no Brasil, como Unilever, Kimberly, Diageo Vinícola Concha Toro e Pernod, com crescimento anual de 50%, apoiado por outro site próprio, que leva a marca de sua distribuidora, a Focomix. O site foi criado em 2019, com desenvolvimento interno realizado pelo time de TI do Vila Nova, direcionado a essas indústrias.

Já no ano de 2020, a empresa voltou a inovar com a parceria de uma startup, que viabilizou a criação de uma plataforma para facilitar a aceleração da digitalização de sua equipe de vendas por meio do Whatsapp, que permite aos representantes e vendedores enviarem links com uma lista personalizada ao perfil de consumo de cada cliente.

O cliente, por sua vez, pode escolher os itens e quantidades de que necessita e enviar essa seleção rapidamente ao ERP do Vila Nova. Parcerias como essa, aliás, também desempenharam papel importante na aceleração do entendimento do mercado entre os profissionais do time de suporte do Vila Nova, como as equipes de SAC e TI, que, hoje, passaram a ser facilitadoras do trabalho do grupo.

“A evolução dos canais de operação online vem sendo, em média, de 55% a cada ano. No primeiro trimestre de 2021, já conseguimos duplicar nosso faturamento em comparação com o mesmo período do ano anterior. E, a partir de agora, colocaremos foco total no desenvolvimento de quatro plataformas de marketplace, que vamos colocar no ar em maio, e que funcionarão de maneira integrada às nossas três outras, os sites Vila Nova e Focomix. Com nosso novo marketplace, passaremos a oferecer aos nossos fornecedores a oportunidade de atingir no canal supermercadista, e de perfumarias e farmácias, que já conta com 28.000 clientes ativos na nossa carteira”, antecipa Fernando Inacio.

Investimentos que trazem resultados
Com tudo isso, a crença absoluta do Atacado Vila Nova no conceito de vendas digitais como solução para o presente e para o futuro é mais do que evidente. Prova incontestável disso é o volume os investimentos que a empresa vem destinando ao projeto. Por exemplo, a injeção de recursos neles foi de mais de R$ 4 milhões ao longo dos últimos quatro anos, destinados não só às referidas parcerias com fornecedores de tecnologia, como também à contratação de profissionais do setor. Sua equipe especialmente dedicada à operação digital de sua filial de Campinas, em de São Paulo conta atualmente com 15 colaboradores, entre pessoal de tecnologia, operação e suporte.

E os resultados financeiros de tais investimentos no campo da digitalização, é claro, são mais do que animadores: “Em 2020, fechamos o ano com um faturamento de mais de R$ 90 milhões, o que nos proporcionou um incremento de 7% no comparativo àqueles registrados no ano anterior. E, para 2021 nossa meta de faturamento já está ficada em R$ 140 milhões, o que irá nos proporcionar um incremento de 10% em nossa receita total”, sublinha Fernando Inacio Head de Digital.

De quebra, o executivo ainda revela alguns dos próximos passos do grupo, entre os quais o provisionamento de recursos para investimentos superando a marca de R$ 2 milhões em tecnologia e estrutura de pessoas para 2021, bem como o lançamento, ainda no 1º semestre deste ano, do PIX Vila Nova, que, segundo ele, trará ganhos significativos para quem optar por fazer suas compras à vista, sem depender do prazo de baixa de um boleto no B2B. Além disso, como o Vila Nova participa do Grupo CID de distribuidores localizados um em cada estado brasileiro, com faturamento de R$ 5,2 bilhões e mais de 3.000 vendedores, o grupo está iniciando as tratativas para desenvolvimento de um projeto conjunto de e-commerce com ele, que também deverá ser concluído este ano.

“Por meio de todo esse trabalho integrado, acreditamos ter criado – e ainda estarmos criando – um novo conceito ou modelo de atacado distribuidor, atuando em todos os canais, com tecnologia, plataformas digitais, marktplace, integração com fornecedores, mesa de crédito e alinhamento com fintechs para concessão de financiamentos aos nossos clientes, pagamento com cartão crédito e, agora, com o novo PIX, e, ainda, é claro, com o suporte de toda a nossa equipe de vendas, que conta com mais de 470 vendedores, fazendo negócios, promovendo e ajudando a divulgar cada vez mais as estratégias digitais do grupo com nossas plataformas”, finaliza Aliandro Rio do Head de Vendas Vila Nova.

Parceria que gera competitividade
Além da tecnologia, o Atacado Vila Nova também tem uma parceria muito forte com a Agência Newbasca, que fornece suporte ao grupo em todos os seus conteúdos digitais, criando materiais de divulgação como banners, preparação de e-mail marketing, layout para ações sazonais, tais como os calendários de Black Fridays, comunicação com a Industria e time de campo. “E essa parceria também tem nos ajudado muito a garantir nossos resultados, pois, como o mercado digital é muito amplo, a eficiência na comunicação, de forma assertiva, representa, atualmente, um importante diferencial de competitividade”, enfatiza João Souza, Gerente de compras do grupo Vila Nova.

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