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Tecnologia, sim! Mas sem perder as raízes

Embora o acesso à tecnologia e à conectividade sejam processos irreversíveis, uma palavra amiga entre vendedor e cliente vai continuar fazendo toda a diferença. 

Victor Lucietto - 29/06/2021

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Não é segredo que o setor de foodservice foi um dos mais impactados pela pandemia. E entre os segmentos que o compõem, o de Panificação e Confeitaria amargou sensíveis perdas de vendas. 

“O efeito foi em cascata: com menos gente circulando pelas padarias, as compras dos consumidores diminuíram, e isso se refletiu em toda a cadeia de abastecimento, como é o caso da distribuição”, constata Katia Stabile Garcia, gerente de Marketing da Festpan Alimentos, empresa especializada na distribuição de produtos para ambos os segmentos.

Outro impacto negativo assinalado pela executiva foi o medo generalizado dos proprietários e dos funcionários desses negócios, bem como dos representantes e colaboradores da companhia no que diz respeito ao futuro da saúde, da situação do emprego e os destinos do comércio, uma vez que muitos vendedores e clientes ficaram receosos de visitar os estabelecimentos.

“Talvez, o único ponto positivo nessa história foi o fato de que as padarias não chegaram a fechar as portas, como aconteceu com muitos bares, bufês e restaurantes durante a pandemia. O pão de cada dia foi, sem de dúvida, o elemento que manteve a sobrevivência do nosso setor”, explica.

Assista também: Canais digitais e oportunidades para o foodservice

Investindo em ferramentas digitais e no relacionamento interpessoal
Diante desse cenário e do fato de que as pessoas nunca estiveram tão conectadas, investir em tecnologia tornou-se absolutamente necessário. “O marketing digital nunca teve tanta força. Todo mundo precisou se reinventar e entrar nesse novo mundo da tecnologia e publicidade digital. E, com as padarias e confeitarias não foi diferente: vendas online, parcerias com aplicativos de entrega, investimentos em ferramentas digitais como Whatsapp Business, e-commerce, aplicativos. Tudo isso abriu novos canais de atendimento e um mundo novo de oportunidades”, diz Katia.

Tais mudanças, contudo, não fizeram o setor de Panificação e Confeitaria perder suas raízes. É por isso que a convivência entre as novas ferramentas digitais e os métodos mais “antigos” de relacionamento interpessoal precisam, obrigatoriamente, andar lado a lado para garantir a produtividade.

“Trabalhamos em um setor no qual o profissional de vendas sempre visitou o cliente semanalmente, criando e fortalecendo o relacionamento. Assim, acredito e espero que esse tipo de venda não mude. As pessoas precisam se relacionar, e o profissional de vendas precisa continuar sendo um consultor para se diferenciar. No nosso caso, como vendemos produtos de transformação, precisamos que essa venda seja técnica. Então, mesmo com todas as necessárias adaptações ao mundo digital, o vendedor precisa visitar o cliente, entender do seu negócio, oferecer soluções e ter empatia, um valor essencial nos dias de hoje. Sem dúvida, uma palavra amiga, presencialmente, faz toda a diferença”, finaliza Katia Garcia.

Assista também: O papel do vendedor moderno

Força total na nova sede para potencializar as vendas
Com muita dedicação e determinação, a Festpan Alimentos conseguiu materializar um sonho antigo em janeiro de 2021: a inauguração de sua nova sede. Localizada no município de Mauá, na região metropolitana de São Paulo, com seus 20.000m2 de área construída, ela tem uma estrutura muito maior do que a anterior.

Conta com espaço de armazenagem para mais de 10.000 itens, todos codificados, sistema eficiente e ágil quanto ao recebimento e entrega de mercadoria, Centro Técnico para a realização de cursos e workshops com capacidade para atender até 80 clientes e espaço para 100 operadores no televendas.

“Agora, todos os funcionários do administrativo e de vendas trabalham no mesmo andar, a fim de garantir uma melhor comunicação e a geração de resultados mais expressivos. Venham nos visitar!”, convida Katia Stabile Garcia, gerente de marketing da companhia.

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