Newbasca

E-commerce

Live Commerce: conheça a estratégia que pode multiplicar suas vendas

A pandemia foi um grande catalisador para diversas ferramentas digitais, que transformaram a maneira como compramos e interagimos com as marcas. As compras on-line fizeram sucesso entre os brasileiros no período, principalmente pela praticidade e variedade de opções. 

Claudia Campos - 20/08/2022

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Quis ipsum suspendisse ultrices gravida. Risus commodo viverra maecenas accumsan lacus vel facilisis.

Além da expansão do e-commerce, também vimos algumas empresas utilizarem uma nova ferramenta para potencializar suas vendas: o live commerce. Também conhecido como live shop, live de vendas ou shop streaming, ele é a junção das transmissões ao vivo que vemos na internet e a venda de produtos. 

Portanto, live commerce é a estratégia de vendas que une e-commerce, influenciadores e plataformas de streaming ao vivo. Com o intuito de aproximar público-alvo de produtos, a live de vendas promove uma experiência intimista e interativa, em que clientes podem tirar dúvidas sobre os itens que desejam e comprar de forma instantânea.

A Newbasca produziu o primeiro Live Commerce do Atacado Distribuidor do Brasil: Live de Negócios Atacado Vila Nova.

Unido ao marketing de influência – outra estratégia que vem dominando o mercado –, o live commerce torna-se uma mistura de entretenimento com apresentação dos produtos, o que pode aumentar o engajamento do público e as conversões do seu negócio.

Como funciona o live commerce?
Nascida na China, essa modalidade de vendas consiste na experiência de compra on-line que permite que as empresas interajam ao vivo com seus consumidores, vendendo produtos diretamente durante as transmissões.

O modelo humaniza a experiência de compras on-line e prioriza o espectador, visto que boa parte das ofertas são exclusivas e únicas para o momento da transmissão. Durante o live commerce, diversos produtos recebem destaque: suas características, vantagens, aplicações e preços promocionais são evidenciados pelo apresentador, que pode ser um influencer.

Segundo uma pesquisa da AlixPartner, na China, a indústria de vendas ao vivo é estimada em US$ 66 bilhões, cerca de 10% de todo o varejo do país. Nos Estados Unidos, o Amazon Live teve grande impacto nas vendas em datas importantes de 2020, como o Prime Day, a Black Friday e a Cyber Monday.

Por que fazer um live commerce?
Durante as transmissões ao vivo com foco em vendas, as marcas entretêm os clientes, esclarecem dúvidas, demonstram os produtos em uso e compartilham detalhes específicos que podem despertar o interesse do público, ajudando a fortalecer o relacionamento.

A interação direta com o cliente está entre as principais vantagens que o live commerce oferece para o seu negócio, pois promove maior engajamento, aumentando as chances de vendas. Além disso, a modalidade oferece outros benefícios, como a apresentação do produto de forma prática e o aumento da captação de leads.

Não é por acaso que o live commerce continuará sendo uma forte tendência para os próximos anos: sua taxa de conversão é de seis a dez vezes maior do que a das vendas tradicionais por e-commerce.

Como fazer um live commerce de sucesso?
Em primeiro lugar, você precisa conhecer seu público. Esse é um ponto fundamental para qualquer ação de marketing e vendas que você planeje fazer. Como as lives acabaram se tornando uma forma de entretenimento, o segundo passo é buscar influenciadores que aceitem essa parceria. Afinal, conteúdo relevante e uma dose de carisma são essenciais para que sua transmissão atinja bons níveis de engajamento.

E não precisa ser um influenciador com milhões de seguidores. Levando em consideração o seu segmento e público, um micro (de 10 mil a 100 mil seguidores) ou até um nanoinfluenciador (menos de 10 mil seguidores) já podem fazer toda a diferença para a sua estratégia.

O que não pode faltar em um live commerce?
Para atrair mais pessoas, sua live de vendas precisa oferecer descontos, promoções e condições especiais. Proporcione benefícios exclusivos para quem estiver acompanhando ao vivo, assim como para quem comprar na hora.

Um passo importante antes de fazer a transmissão é estruturar um roteiro assertivo, listando os produtos que serão mostrados e suas principais características, as promoções que serão anunciadas, sorteios para os participantes da live, os momentos de interação com o público, etc. Essa organização prévia vai te dar mais tranquilidade em caso de imprevistos.

Outro fator que merece atenção é a capacidade do seu site de receber uma grande quantidade de acessos e transações ao mesmo tempo, ou da sua equipe de vendas de atender diversos clientes de uma só vez. Caso contrário, essa quebra de expectativa pode frustrar o consumidor e impactar negativamente a imagem da sua empresa e, consequentemente, suas vendas.

Cenário, filmagem, iluminação, som e internet são itens básicos para garantir a qualidade da sua live. O ideal é ter uma equipe responsável por essa parte estrutural. Conte com o Estúdio NB para cuidar de todo o planejamento do seu live commerce.

Se você quer atrair novos clientes e aumentar suas vendas nesta Black Friday com um live commerce imbatível, conte com o Estúdio NB. Somos um HUB de soluções de marketing, trade marketing e vendas, pioneiro na realização de live commerce no atacado distribuidor brasileiro.

Além do espaço para gravação – com Painel de Led 3.9P 4,0×2,5 The LED e Cenário Chroma –, o Estúdio NB conta com lounge exclusivo para coffee breaks e coquetéis. Fale com nossos consultores e faça um orçamento!

Grandes nomes do varejo aumentaram suas vendas com o live commerce
Com potencial tão grande quanto a lista de benefícios, o live commerce tem tudo para revolucionar o mercado brasileiro. Empresas em todo o país, como Lojas Americanas, Mercado Livre e Magalu, vêm recorrendo à modalidade como estratégia importante do negócio.

Na Black Friday de 2020, a Magalu promoveu o show Black das Blacks, com apresentações de Anitta, Zé Neto e Cristiano, Dilsinho e Barões da Pisadinha. Ao longo do evento, transmitido no Multishow, no Globoplay e nas redes sociais do Multishow, foram anunciadas ofertas inéditas, de diversas categorias e válidas para todos os canais da rede: site, aplicativo e lojas físicas.

Também em 2020, a Americanas fez o Show da Black Friday. Transmitido pelo YouTube e apresentado por Felipe Neto, o evento contou com a participação das influenciadoras Rafa Kalimann e Camilla de Lucas. Durante a atração, foram anunciadas ofertas para diversas categorias de produtos, válidas para o site e o aplicativo da varejista.

Categorias:
E-commerce

Inscreva-se e receba conteúdos de marketing e vendas toda semana!

Veja também