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Pretti Atacado e Distribuidor fortalece sua operação para aproveitar novas oportunidades de negócios

Genuinamente familiar, o Pretti Atacado e Distribuidor nasceu em 1985, na cidade de Colatina, região norte do Espírito Santo. A empresa iniciou suas atividades abastecendo o comércio local. Porém, ao longo do tempo, foi crescendo e passou a atender todo o estado capixaba, chegando, agora, ao sul da Bahia. 

Victor Lucietto - 02/07/2021

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“Hoje, contamos com um centro de distribuição robusto com quase 4 mil itens e uma estrutura logística ágil e qualificada, que nos permite atender com maestria a uma carteira crescente de quase 3 mil clientes ativos, que vão desde grandes redes supermercadistas até o amplo setor de supermercados de vizinhança de todos os portes, além do canal farma. Temos um time de vendas com mais de 100 agentes diretos e indiretos, incluindo a pré e a pós-venda que, para nós, é tão importante quanto a venda em si”, contextualiza Geldson Ribeiro, diretor comercial do Pretti.

Como era de se esperar, a pandemia trouxe muitos desafios para a distribuidora, sobretudo com a oscilação de preços e, em alguns momentos, o receio de uma eventual escassez. Mas também abriu portas para a empresa enxergar seu mix de produtos de forma especial, buscando o máximo possível de alternativas para os clientes varejistas. 

Nesse sentido, um dos fatores que mais colaboraram para o Pretti se manter 100% ao longo do período foi sua estrutura de estoque e capacidade logística de entrega fracionada, um serviço que passou a crescer desde então, e que foi determinante no auge da crise para muitos comerciantes, que poderiam arriscar com estoques muito altos, comprando da distribuidora a quantidade de itens de que precisavam, atingindo apenas o ticket mínimo total do pedido, que é muito baixo.

Superando os desafios impostos pela pandemia
Sempre colocando a vida em primeiríssimo lugar –, seja de seus colaboradores, seja dos clientes e fornecedores –, além de tomar todos os cuidados de saúde, o Pretti Distribuidor aprendeu, na prática, que estar perto dos seus públicos tem outro significado.

“Conseguimos manter a equipe externa de vendas realizando o atendimento presencial, com a devida proteção que o momento pede, mas também com muita sinergia, que é característica do nosso time. Mesmo com uma parte do time de apoio atuando à distância, vimos que é possível estar perto”, destaca Geldson.

“E outro aprendizado que tiramos disso é que, em momentos difíceis, união e empatia são fundamentais. Essa relação está nos ajudando a superar os desafios impostos pela pandemia, oferecendo alternativas de girar a cadeia de suprimentos”, completa.

Assista também: Trade marketing, expertises e os desafios do Atacado Distribuidor em 2022

Diversificação do mix de produtos para atender às necessidades dos clientes
Diante desse cenário, ainda segundo o executivo, uma das ações mais importantes que o Pretti Distribuidor fez foi buscar a diversificação de seu mix de produtos, visando a oferecer itens com diferentes patamares de preços, a fim de atender às diferentes expectativas de seus clientes.

A estratégia transformou o sistema de Venda Fracionada Pretti em uma ferramenta primordial. Isso porque abriu a seus parceiros comerciais a possibilidade de comprar várias marcas diferentes de um produto sem ter que adquirir caixas fechadas de cada um deles.

Complementarmente, a inovação na forma de venda por parte dos lojistas também chamou a atenção da distribuidora, em função do incremento da dinâmica de uso dos canais digitais, como o Whatsapp e até mesmo plataformas de e-commerce.

O potencial de crescimento do varejo, foodservice e canal farma
A conjunção dessas ações, somada à evolução da vacinação contra a Covid-19, proporcionou ao Pretti Distribuidor sinais de recuperação. “Não dá para dissociar nossa curva de crescimento do forte trabalho de positivação e das parcerias com fornecedores. Nesse sentido, é com satisfação que observamos sinais de melhora. Vimos a indústria se movimentando bastante no último trimestre, com investimento no lançamento de novos produtos, fusões e aquisições”, sublinha Geldson.

O Pretti aposta em uma estabilização até o final de 2021 e na retomada gradual dos negócios nos pontos nos quais não houve evolução positiva. “Os segmentos de supermercados de vizinhança, foodservice e canal farma com lojas independentes têm enorme potencial de crescimento nos próximos meses, sobretudo aqueles que aproveitaram o desafio da pandemia para inovar nos seus canais de vendas, e se dedicaram a entender e conhecer melhor as necessidades especificas dos consumidores das comunidades nas quais suas lojas estão situadas”, destaca o diretor comercial da empresa.

“É no conhecimento do consumidor local e na personalização do mix que a loja do bairro tem sua principal vantagem competitiva frente às grandes redes. E é nesse sentido que a Pretti trabalha: no fortalecimento de parcerias sólidas, na oferta de um mix completo e na operacionalização de formas de giro dos produtos cada vez mais acessíveis às lojas”, completa.

Assista também: Canais digitais e oportunidades para o foodservice

Digitalização de processos e expansão dos negócios
Sensível aos impactos da pandemia e ao cenário inequívoco de mudanças, o Pretti Distribuidor também tem feito esforços constantes e significativos para se adaptar a essas novas realidades, principalmente no que diz respeito às ferramentas digitais e aos movimentos do trade marketing.

“Estamos vendo tudo isso com bons olhos, atentos a todas as mudanças que vêm ocorrendo, sobretudo no que tange à digitalização do processo de vendas. Tanto é que estamos investindo muito em tecnologia para aperfeiçoar nossos sistemas internos, a fim de conferir maior agilidade e precisão às tomadas de decisões relacionadas à força de vendas e a outros setores. Mas estamos fazendo isso com muito cuidado, para preservar o DNA do Pretti, afinando o uso das tecnologias à nossa forma de fazer negócios, que já ultrapassa três décadas de franco crescimento”, pondera Geldson.

E provas desse cuidado não faltam. Por exemplo, a empresa vem trabalhando para deixar o processo de atendimento às demandas do varejo de vizinhança cada vez mais fluido, por meio do uso de soluções digitais. Porém, buscando formas que sejam reais facilitadoras ou complementares ao processo de vendas. “Queremos ser mais digitais, mas sem perder o calor humano que aquece as vendas e constrói relações duradouras com nossos clientes”, destaca.

Assista também: Transformação Digital no Atacado Distribuidor

E o intenso trabalho de positivação do Pretti Distribuidor não para. Segundo Geldson, o que a empresa quer é ter a certeza de que cada ponto de venda das regiões em que atua possa ter a oportunidade de ser abastecido por ela.

“Hoje, temos um trabalho forte na capilaridade da nossa carteira em todas as cidades capixabas, além do trabalho que, organicamente, já vem ganhando corpo no sul da Bahia. Assim, nosso plano é nos tornarmos cada vez mais fortes no estado, bem como aprimorar a nossa presença no Espírito Santo. E todo nosso investimento em estrutura será norteado por esses objetivos”, finaliza o executivo.

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