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Estratégias bem-sucedidas garantem a evolução meteórica da Diretto Importação & Distribuição
Ampliação de portfólio, excelente aceitação por parte de clientes e consumidores, plano de expansão de negócios com abertura de novas filiais e desempenho positivo de sua marca exclusiva: tudo isso explica a evolução meteórica e estrategicamente bem definida da Diretto Importação & Distribuição.
Victor Lucietto - 20/08/2021
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A Diretto é uma importadora de alimentos e bebidas que nasceu em 2020, por meio de parcerias com indústrias internacionais interessadas em desenvolver suas marcas no mercado brasileiro. O foco principal de atuação da empresa são os médios varejistas de cinco a 30 lojas, ou distribuidores para o varejo e o foodservice, atendidos por uma equipe de 18 funcionários diretos e indiretos, além de sete RCAs.
“Hoje, nossa matriz está localizada em Itajaí/SC, sendo que mantemos também um escritório na capital paulista. Atendemos toda a região Sul e Sudeste do país e parcialmente a região Centro-Oeste, comercializando produtos nas categorias de azeites, vinagres e molhos da marca italiana Filippo Berio, farinhas e massas italianas da marca La Molisana, e atomatados da marca Don Ravello, totalizando mais de 50 SKUs disponíveis em nosso portfólio”, explica Rafael Marchiote Guimarães, sócio-diretor da importadora.
Marca exclusiva conquistou o varejo e o foodservice
Rafael destaca a importância de Don Ravello no mix de itens vendidos pela Diretto. Trata-se de uma marca exclusiva da empresa, criada pela agência Newbasca, que vem recebendo ampla aceitação por parte dos clientes e consumidores.
“Com apenas oito meses de lançamento, já estamos em mais de 100 PDVs de varejo e mais de 500 restaurantes, predominantemente em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. A receptividade tem sido tão boa que já temos planos para aumentar a linha de quatro para dez SKUs até 2022”, comemora o empresário.
Nesse processo de fortalecimento de portfólio, o executivo da Diretto faz questão de enfatizar o alto nível de parceria com a agência, que resultou na criação de um pacote completo para a apresentação da Don Ravello ao mercado.
“A Newbasca acreditou no nosso projeto desde o início, criou nossa logomarca, nossa marca de produtos, nosso site, alimenta nossas redes sociais e cuida de toda a nossa comunicação visual para eventos e divulgação. Mais do que um parceiro fiel, vemos que a Newbasca é uma empresa que tem orgulho da nossa trajetória e acredita no nosso potencial. Não fazemos nada sozinhos, e tenho certeza de que a agência estará ao nosso lado por muitos anos, ajudando a escrever nossa história e consolidar o nome da nossa empresa como referência no segmento em que atuamos”, sublinha.
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Estratégia mista para promoção e marketing traz excelentes resultados
Em escala diretamente proporcional à conquista dos bons resultados no que diz respeito ao aumento da demanda pelos seus produtos, a atenção da importadora com os planos e cuidados para evidenciar sua presença no mercado também vem evoluindo. E para direcionar essas ações, a Diretto optou por adotar uma estratégia mista para promoção e marketing.
Assim, para marcas como Filippo Berio – a marca de azeites italianos mais vendida no Brasil –, e La Molisana, ambas presentes e consolidadas ao redor do mundo, a empresa vem concentrando expressivos investimentos no desenvolvimento de ações em conjunto com as indústrias.
Já para Don Ravello, a injeção de recursos vem sendo feita à medida que os parceiros que acreditam na marca se dispõem a realizar um trabalho conjunto. “Geralmente, intensificamos as ações de promoção e marketing para Don Ravello quando um parceiro de determinada região passa a distribuí-la. Normalmente, focamos em influenciadores digitais regionais, promoções que geram experimentação do produto, ações de merchandising, anúncios em shopping centers e metrôs e na veiculação de mídia televisiva, como é o caso da Filippo Berio. E tão logo o controle da pandemia permita, voltaremos a fazer degustações de produtos para o consumidor do varejo, que sempre rende resultados positivos”, pontua o sócio-diretor da Diretto.
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Transformação digital é imprescindível para o sucesso da empresa
Outro aspecto que a Diretto valoriza é a atualização tecnológica e o uso de soluções digitais, incluindo a ampla utilização de ferramentas e ambientes virtuais para a comercialização de seus produtos.
A empresa tem, hoje, dois parceiros para a distribuição que são especialistas em e-commerce e marketplaces. Um deles é a Distribuidora Pactuall, que, com sua larga experiência no segmento, leva as marcas da importadora até as principais plataformas brasileiras.
Assista também: Canais digitais e oportunidades para o foodservice
“Além disso, um dos acionistas da Diretto é uma holding que controla algumas empresas de importação em outros segmentos, e que colocou à nossa disposição a área de tecnologia do grupo para facilitar nosso processo de transformação digital. E como somos uma startup, ainda temos muito a desenvolver nessa área”, pondera Rafael Marchiote.
Os sócios da empresa pensam com carinho no futuro da Diretto e já planejam os próximos passos a serem dados ao longo do plano de expansão de negócios. “Visando fortalecer nosso atendimento em âmbito nacional, estamos iniciando a abertura de filiais em Minas Gerais e no Espírito Santo. Além disso, também estamos ampliando nosso portfólio com a introdução de produtos especiais, todos vindos da Itália”, finaliza o empresário.
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