Newbasca

Dia dos Namorados impulsiona o varejo

Conforme o Dia dos Namorados se aproxima, lojistas e players do mercado varejista começam os preparativos para um dos momentos mais lucrativos do ano. Conhecido em outros países da América e Europa como Valentine’s Day, em outras partes do mundo a data é celebrada dia 14 de fevereiro.

No Brasil, o mesmo período é marcado pelo carnaval, que já é uma das maiores festas da cultura brasileira e não possui relação alguma com romance – além de já movimentar bastante a economia. Por isso, para os brasileiros o Dia dos Namorados é celebrado 12 de junho, data que costuma formar novos casais e trazer grande movimentação ao setor varejista e alimentício.

Outro fator de grande influência nos negócios durante o mês de junho é a chegada das famosas festas juninas. Também chamada de festa de São João, a comemoração brasileira é uma adaptação de tradições europeias, que além de extremamente popular entre os brasileiros, costuma ser marcada por suas comidas e bebidas típicas que variam um pouco de acordo com a região do País.

Economia alavancada

Com seu impacto econômico, o Dia dos Namorados é uma das datas mais esperadas do varejo e atacado distribuidor, pois fomenta o consumo de diversos segmentos, como moda, perfumaria, tecnologia, turismo e gastronomia, e causa nas pessoas um sentimento de alegria e satisfação ao consumir novos produtos.

Aliado a isso, as movimentações em restaurantes, bares, cinemas e motéis também são reflexo da data, que aproveitam a ocasião para realizar promoções e pacotes especiais para casais que buscam comemorar de maneira única e romântica.

Somado a esses e outros elementos, encontramos também um crescimento de empregos temporários perto do Dia dos Namorados. Tanto quanto qualquer outra data especial, para dar conta do aumento no movimento muitos estabelecimentos contratam funcionários temporários.

O preparo do varejo

  • Na tentativa de maximizar os lucros e aproveitar o Dia dos Namorados, empresas do setor varejista costumam adotar certas estratégias de marketing. Entre as ações adotadas para atrair e fidelizar clientes, podemos encontrar:
  • Campanhas de marketing temáticas: é muito comum vermos campanhas temáticas de sucesso durante o Dia dos Namorados. Na tentativa de despertar o interesse dos consumidores, varejistas buscam elaborar propagandas românticas e atraentes como ferramenta para impulsionar as vendas;
  • Promoções e descontos: aproveitando o momento para oferecer descontos, pacotes promocionais, brindes e sorteios, o varejista consegue atrair consumidores interessados em vivenciar diferentes experiências no Dia dos Namorados;
  • Decoração temática: quando falamos sobre uma data tão romântica e única, a decoração também está no radar do setor varejista. Em estabelecimentos de diversos tipos são utilizados corações, flores e outros elementos que remetem ao romance na tentativa de criar um ambiente atrativo;
  • Lançamento de produtos especiais: o Dia dos Namorados também é um momento em que as marcas aproveitam para lançar edições limitadas de produtos ou coleções especiais voltadas para casais, trazendo um senso de urgência e exclusividade;
  • Facilidades de pagamento: oferecer condições facilitadas de pagamento, como parcelamentos sem juros, também é uma estratégia para tornar os produtos mais acessíveis e incentivar a compra.

Um olhar especial do setor varejista com o apoio dos atacados distribuidores

Redes varejistas com o apoio dos atacados distribuidores utilizam a data de maneira inteligente para alavancar suas vendas, e para isso costumam se preparar com meses de antecedência, valendo-se de campanhas robustas, com estratégias de marketing bem elaboradas e devidamente segmentadas.

Vale lembrar que a influência das redes sociais no desejo coletivo é muito grande. Por isso, é possível que produtos e serviços tenham uma grande demanda com algumas publicidades ou conteúdos virais, mas mesmo em casos assim, o reflexo nas vendas sempre depende de planejamento.

Em resumo, o Dia dos Namorados é uma data estratégica para o varejo, com potencial para dar um impulso significativo nas vendas e contribuir para o aquecimento da economia durante grande parte do mês.

Para os atacados, distribuidores e varejo em geral, junho é uma grande oportunidade de atrair novos clientes. Para os consumidores, o Dia dos Namorados e as festas juninas têm sido um período muito fértil para a ativação de marcas e aumentos no consumo de produtos como: bebidas, chocolates, perfumes, entre outros, alavancando também outros setores como: hotéis, bares, restaurantes e motéis (turismo em geral).

De forma planejada a indústria, atacado distribuidor e varejo conseguem manter um aumento substancial no faturamento de diversos segmentos neste período, contribuindo com a economia do Brasil.

Desenvolva a sua campanha de vendas com a Newbasca