E-commerce
Copa do Mundo e Live Commerce: estratégias para vender mais na Black Friday 2022
O último trimestre deste ano promete fortes emoções: eleições em outubro, Black Friday em novembro e Copa do Mundo no final do ano. Os próximos meses serão de muitas oportunidades para o varejo e o atacado distribuidor.
Claudia Campos - 25/08/2022
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Pela primeira vez, a Black Friday vai acontecer entre as eleições presidenciais e a Copa do Mundo. O primeiro jogo da seleção brasileira será no dia 24/11, quinta-feira, véspera da Black Friday e o segundo dia com mais vendas no período.
Nesse contexto, e considerando a situação financeira dos brasileiros, o que sua empresa pode esperar do maior período de vendas do varejo mundial? E quais estratégias você pode utilizar para vender mais nessa Black Friday?
Aprenda com o passado: como foi a Black Friday 2021?
O primeiro passo para se preparar para a data é analisar como foi a última edição do evento. Somando as vendas de quinta e sexta-feira, a Black Friday 2021 gerou um faturamento de R$ 5,41 bilhões, 5,8% maior do que no ano anterior.
O ticket médio também teve variação positiva, com aumento de 6,4% em relação a 2020. A categoria de Moda e Acessórios foi responsável por 35,4% dos pedidos, seguida de Beleza (27,5%), Alimentos e Supermercado (14,4%) e Farmácia e Saúde (6,3%).
O e-commerce se destacou, sendo o canal mais utilizado pelo consumidor. E as redes sociais foram o canal preferido dos lojistas para impulsionar as vendas: houve aumento de 375,28% no uso dessas plataformas na Black Friday de 2021 em relação ao ano anterior.
As promoções também começaram mais cedo, com crescimento nos 11 primeiros dias de novembro e nos 7 dias de “esquenta Black Friday”, cujo faturamento alcançou R$ 2,8 bilhões. A quinta-feira, véspera do evento, representou 25% de tudo o que foi vendido no período.
Copa do Mundo deve impulsionar as vendas na Black Friday
Sem dúvida, a Copa do Mundo será um estímulo ao consumo: 56% dos entrevistados afirmam que vão comprar algum produto por conta do evento, sendo que 14% mencionam compras de supermercado, incluindo bebidas alcoólicas. Aposte em um mix de produtos relacionados ao evento e use a temática na sua comunicação para atrair a atenção do consumidor.
A compra no supermercado, que já faz parte do hábito de consumo dos brasileiros na Black Friday, deve crescer ainda mais por causa da Copa do Mundo. As pessoas vão se reunir para assistir aos jogos, o que vai estimular a compra de produtos alimentícios e bebidas, como itens para churrasco, pipoca, salgadinhos, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
O impacto da Black Friday começa muito antes da sexta-feira. O consumidor espera uma antecipação das promoções e maior diversidade de formas de pagamento. Assim, para driblar a concorrência, engajar seu público e aumentar a conversão de vendas, invista em uma estratégia de marketing assertiva, com forte presença nas redes sociais, e antecipe suas ações.
O esperar da Black Friday 2022 e como se planejar para a data?
Segundo pesquisa da Globo disponibilizada na Plataforma Gente, 50% dos consumidores afirmam que pretendem comprar algum produto nesta Black Friday, um crescimento de 3% em comparação com 2021:
• 34% das pessoas pretendem comprar roupas e calçados;
• 32% pretendem gastar com alimentação e bebidas;
• 26% preferem investir em educação (cursos e escola).
No ano passado, 40% dos consumidores esperavam descontos maiores e 39% queriam fretes mais baratos, motivo pelo qual deixaram de fazer uma compra. Por isso, ao planejar sua estratégia para esta Black Friday, pense bem nas promoções e procure oferecer frete grátis ou com preço menor do que seus concorrentes.
Como vender mais na Black Friday com e-commerce e live commerce
O e-commerce ainda vai ter bastante destaque na data. Fique de olho nos atributos que os consumidores levam em conta para a escolha do canal on-line e invista neles. Avaliações de outros clientes, atendimento humanizado e políticas de troca ou devolução de produtos fazem bastante diferença na conversão.
Outra estratégia que fez sucesso na pandemia e pode contribuir para aumentar suas vendas é o live commerce. Considerada a próxima grande evolução do e-commerce, a modalidade permite que sua empresa interaja ao vivo com os consumidores para vender produtos durante as transmissões. Grandes nomes do varejo como Magalu e Americanas investiram no live commerce nas últimas edições da Black Friday e tiveram excelentes resultados.
Além de humanizar a experiência de compras on-line, o live commerce prioriza o espectador, pois boa parte das ofertas são exclusivas para o momento da transmissão. Com a modalidade de vendas, você dá destaque aos produtos que vão gerar os melhores resultados, explica em detalhes suas características, vantagens e aplicações, e divulga os preços promocionais.
Como fazer um live commerce de sucesso na Black Friday?
Se você quer atrair novos clientes e aumentar suas vendas nesta Black Friday com um live commerce imbatível, saiba que você pode contar com o Estúdio de Gravação NB.
Durante o auge de lives no mercado brasileiro, nós fomos a primeira empresa a realizar live commerce dentro de atacadistas e distribuidores, gerando resultados expressivos para esses players.
No Estúdio NB você encontra uma estrutura completa e tecnologia de ponta para gravar e transmitir sua live commerce. Além do espaço para gravação – com Painel de Led 3.9P 4,0×2,5 The LED e Cenário Chroma Key –, o Estúdio conta com lounge exclusivo para coffee breaks e coquetéis, bem como equipamentos para captação de áudio e vídeo.
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