Newbasca

Como a tragédia no Rio Grande do Sul afeta o canal indireto?

A tragédia natural que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024 trouxe uma devastação inimaginável, afetando milhares de vidas e impactando fisicamente milhares de pessoas, e emocionalmente milhões de brasileiros. 

Resultado de vários fatores somados, as chuvas intensas e contínuas que iniciaram no final de abril tornaram maio um mês muito doloroso para moradores do Rio Grande do Sul e até mesmo para parentes em outros estados.

Antes de qualquer coisa, precisamos reconhecer e entender a imensurável dor da perda, por todas as famílias atingidas. Neste mundo não há nada mais precioso que a vida, e infelizmente, essa tragédia custou centenas delas. É em momentos de necessidade que passamos a ter alguma esperança nas pessoas, que se comoveram e passaram a agir de acordo com as necessidades dos mais afetados.

Além da ferida nos corações e mentes, existe também o dano econômico que uma tragédia dessa magnitude causa. O canal indireto, responsável por realizar a conexão entre indústrias e varejo, analisa de maneira prática o quanto uma tragédia tão grande causa também um impacto econômico.

Isso porque, assim como veículos, casas e itens dentro deles foram perdidos, muitos estabelecimentos comerciais foram totalmente destruídos ou severamente danificados, interrompendo a atividade econômica em muitas cidades. Economicamente, a tragédia foi responsável por:

Interrupção das Operações Comerciais

Com diversas lojas destruídas ou sem condições de abrir, o comércio local enfrenta um duro golpe que afeta toda a cadeia, desde varejistas até os atacados distribuidores e a indústria. Esse prejuízo também se estende aos funcionários envolvidos em cada uma dessas etapas do consumo.

Perda de Estoques

Infelizmente, muitos varejistas perderam estoques inteiros devido às inundações e à destruição de suas instalações. Reerguer os estoques repondo todos os produtos perdidos custará caro, causando para muitos o fim do próprio estabelecimento.

Diminuição do Poder de Compra

Milhares de famílias perderam seus bens, e as necessidades básicas de reconstrução levarão parte das finanças daqueles que possuem recursos, e ainda mais daqueles que precisam buscar ajuda. Com isso, o poder de compra dos consumidores locais cai, afetando diretamente os lojistas.

Fechamento Temporário ou Definitivo

É triste, mas uma tragédia assim pode fazer com que parte dos lojistas não consigam mais retomar seus negócios, fechando as portas e encerrando suas atividades por falta de recursos devido à ausência de circulação do dinheiro.

Superação e Resiliência

Por maior que tenha sido essa tragédia, iniciativas de apoio para a reconstrução são fundamentais para o restabelecimento do comércio local. Reconstruir e recomeçar são os únicos jeitos de correr atrás dos danos e, consequentemente, fazer a economia regional voltar a girar.

A tragédia do Rio Grande do Sul foi um lembrete doloroso de algo que por vezes esquecemos, uma forma de destacar a fragilidade humana diante da força da natureza e, o principal, apontar diversas falhas em planos emergenciais. Diante disso, a prioridade é apenas uma: ajudar as pessoas!

Com o devido apoio governamental e setorial, com a criação de programas de auxílio emergencial e linhas de crédito especiais, será possível ajudar os lojistas a se reerguerem. Em momentos de crise, políticas de incentivo fiscal também podem ser usadas como uma maneira de diminuir os danos.

A solidariedade por meio de doações e mobilização humana é essencial. Todos os brasileiros podem e devem ajudar de alguma forma, seja com doações em dinheiro, itens de necessidade extrema ou serviços. Busque informações corretas para contribuir com “vaquinhas” legítimas, e lembre-se sempre: em tempos de crise, o apoio, a solidariedade e a resiliência são fundamentais!

O comércio pode se reerguer com o tempo, desde que o comerciante seja apoiado e receba ajuda. O varejo poderá se levantar desde que o atacado distribuidor esteja junto com ele. O atacado poderá ajudar o varejista desde que a indústria se solidarize em conjunto para oferecer todo o suporte possível.

Desenvolva a sua campanha de vendas com a Newbasca