Food Service
Com otimismo, Arcofoods acredita e investe no futuro
Enquanto a vacinação contra o novo coronavírus avança no país e os indicadores econômicos apontam para a retomada dos negócios, o momento exige atenção redobrada dos empresários do atacado distribuidor, principalmente daqueles que têm no foodservice o foco de seus negócios.
Victor Lucietto - 02/06/2021
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Quis ipsum suspendisse ultrices gravida. Risus commodo viverra maecenas accumsan lacus vel facilisis.
“O foodservice é responsável por 80% de nossas vendas, ficando 20% para o autosserviço. Entre os principais impactos que sentimos aqui na empresa, o primeiro foi a queda em nosso faturamento, somada às dificuldades de mantermos os contratos e os empregos, bem como o controle das despesas. Vivemos também momentos delicados da alta na inadimplência, além da ruptura de abastecimento e de entrega por parte da indústria. E, por conta disso, dentro da equação pragmática da lei da ‘oferta e procura’, tivemos muitos problemas com o controle dos preços, que dispararam”, explica Carla Noronha, diretora comercial da Arcofoods, empresa do Rio de Janeiro que atua em todo o estado fluminense, na região de Juiz de Fora e em Minas Gerais.
Assista também: Canais e Oportunidades para o Foodservice
Carla afirma, entretanto, que os efeitos danosos da Covid-19 extrapolaram a esfera dos negócios, criando a necessidade de lidar com alguns impasses também no que diz respeito ao capital humano.
A empresa não mediu esforços para apoiar e trabalhar junto com seus clientes nos momentos mais agudos da crise, sempre em busca de soluções e oportunidades. E isso foi até relativamente fácil, uma vez que a distribuidora não parou de operar durante a pandemia, pelo fato de sua atividade ser considerada essencial.
“Só que isso nos trouxe responsabilidades extras, como a melhor gestão de pessoas e a conscientização dos nossos colaboradores – especialmente os que atuam diretamente na logística – quanto aos protocolos e controles impostos pelas autoridades sanitárias, a fim de preservar a saúde de cada um deles. Pela mesma razão, tivemos que orientá-los a manter uma rotina de ‘distanciamento próximo’ com os clientes. Em síntese, foi, e continua sendo, um grande trabalho no sentido de apoiar e manter a saúde emocional de todos, incluindo nosso time de 80 profissionais de campo, bem como nossas equipes de televendas, vendas por Whatsapp e e-commerce”, pontua a executiva.
Capacidade de adaptação às transformações do mercado
Empresa familiar fundada há 27 anos pelo pai de Carla, o empresário José Antonio Lopes Noronha, a Arcofoods se transformou em referência de eficiência na distribuição e no atendimento ao mercado.
Entre seus diferenciais de trabalho está a logística focada na satisfação total dos clientes, a manutenção de um dos mais extensos portfólios à disposição do foodservice fluminense e a bem ajustada parceria com as indústrias fornecedoras de alimentos e bebidas.
Assista também: Transformação Digital no Atacado Distribuidor
Segundo a diretora comercial da empresa, além da capacitação dos profissionais, a Arcofoods também se preocupa com a tecnologia. Por isso, busca apoiar sua atuação em campo com o que há de mais inovador em sistemas de apoio à logística, distribuição e vendas, sempre utilizando soluções líderes de mercado, para proporcionar maior agilidade e segurança às suas operações.
“O novo normal não terá nada de ‘normal’, previsível e estável. Assim, quanto maior for a capacidade de adaptação e agilidade das organizações em realizar as transformações que vêm sendo propostas pelo mercado consumidor aos players do foodservice e de indústria, melhor e mais rápida vai ser a retomada do crescimento de todos os elos da cadeia”, enfatiza Carla Noronha.
Assista também: Canais digitais e oportunidades para o foodservice
“Diante da transformação digital que veio para ficar e ampliar os horizontes, vejo que os distribuidores têm que oferecer cada vez mais opções que se adequem às necessidades desses empreendedores, que também estão aprendendo com as novas possibilidades, focando seus esforços na gestão do negócio, em quem são os parceiros de confiança, conferindo-lhes segurança na apresentação dessas soluções e inovações”, complementa.
E, para Carla, a boa notícia é que o primeiro sinal da retomada econômica e dos negócios do atacado distribuidor já foi dado. “Um dos nossos valores é a fé na força do trabalho. Então, como otimistas por essência, estaremos sempre em busca de soluções e alternativas que nos dirijam a ser a melhor opção como elo da cadeia de abastecimento, buscando a convergência entre os objetivos e necessidades de nossos fornecedores, a indústria e nossos clientes, em especial os operadores do foodservice. E para nos ajudar nessa tarefa de desenvolver e aprimorar nosso mercado, continuaremos a contar com o apoio e o suporte dos institutos, associações e consultorias, para orientar nossas tomadas de decisão, na busca constante para acompanharmos as transformações e necessidades do mercado de maneira rápida, porém estruturada”, finaliza a diretora comercial da Arcofoods.
Categorias:
Food Service
Inscreva-se e receba conteúdos de marketing e vendas toda semana!
Inscreva-se e receba conteúdos de marketing e vendas toda semana!
Preencha o formulário e receba nossos conteúdos
Veja também
Dia dos Pais: Preparativos do Varejo e Atacado Distribuidor
Dia dos Pais: Preparativos do Varejo e Atacado Distribuidor Faltam menos de 30 dias para o Dia dos Pais, uma das datas mais...
A inteligência artificial e sua revolução no varejo
Conhecida popularmente como IA, a inteligência artificial está mudando radicalmente a forma como o varejo opera, trazendo uma nova era de eficiência, personalização...
Como a tragédia no Rio Grande do Sul afeta o canal indireto?
A tragédia natural que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024 trouxe uma devastação inimaginável, afetando milhares de vidas e impactando fisicamente...