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Catálogo de produtos: O que é, a importancia e como fazer um
Primeiramente, nosso mundo está cada vez mais digital, a maneira como fazemos negócios mudou drasticamente. Por isso, um desses aspectos envolve o conceito de um catálogo de produtos. Mas, o que é exatamente um catálogo? Nós iremos te explicar. Também vamos explicar como a Newbasca organiza catálogo para ajudar o seu time comercial a vender mais!
Newbasca - 01/06/2023
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Definindo um Catálogo de Produtos
De antemão, um catálogo de produtos, em sua essência, é uma lista organizada de produtos que uma empresa tem a oferecer. Ou seja, ele oferece uma visão detalhada dos produtos, incluindo descrições, imagens e a quantidade que tem em cada embalagem.
Por que um Catálogo é Importante?
Sobretudo, a importância de um catálogo de produtos não pode ser subestimada no mundo das vendas. Por isso, ele tem sido uma ferramenta para a equipe de vendas, supervisionado pelo departamento de marketing e trade marketing. Também é uma ferramenta que proporciona o impulsionamento das vendas do portfólio de produtos de diversos segmentos, tais como: atacadista generalista, atacadistas e distribuidores de cosméticos, distribuidores de food service, indústrias fornecedoras, entre outros, com o principal objetivo de aumentar as vendas dos SKUs, oferecidos pelos diversos players.
- Impulsiona as vendas
Pense nisso como um menu em um restaurante. Quanto mais atraente for o cardápio, mais provável é que você peça mais pratos, certo? O mesmo se aplica a um catálogo. Quanto mais atraente for o catálogo, maiores serão as chances de venda dos seus produtos. - Aumenta a visibilidade do produto
Além disso, o catálogo de produtos bem diagramado vai aumentar a visibilidade dos SKUs contribuindo para maior performance de atração dos clientes. Nesse sentido, aqui na Newbasca o seu catálogo será cuidadosamente planejado para facilitar a decisão de compra dos seus clientes. No final deste artigo vamos explicar mais sobre como organizar um catálogo de forma estratégica para aumentar as vendas do seu negócio.
Características de um Catálogo de Produtos Eficaz
Da mesma forma, para criar um catálogo eficaz, que ajude seu time comercial a vender mais, existem várias características que a sua empresa precisa levar em consideração.
- Design e a Diagramação Atraente
O design e a diagramação são muito importantes. Um catálogo de produtos deve ser visualmente atraente para atrair a atenção do cliente. Aqui na Newbasca trabalhamos com o máximo de qualidade na diagramação do catálogo, bem como designer do mesmo.
Nossa metodologia começa na base recebida pelo cliente passando pelo banco de dados, onde são definidas as subcategorias, transformando a diagramação já em uma venda impulsionada pelos produtos apresentados no catálogo.
- Descrições Claras e Concisas
As descrições dos produtos devem ser claras e concisas, facilitando para o cliente entender o que ele está comprando. Todo catálogo de produtos precisa ter as principais características do produto. Por exemplo: a marca, gramatura, quantidade e EAN. Como o foco da distribuidora é vender mais itens de produtos, estas descrições bem claras e concisas levam o cliente a comprar mais itens. - Preços
Agora, sobre o preço: Colocar ou não colocar o preço no catálogo de produtos? Eis a questão!
Nesse sentido, aqui na Newbasca a maioria dos nossos clientes não coloca os preços no catálogo, pois o time comercial trabalha com negociações entre as diversas indústrias fornecedoras, com o mesmo itens, porém com diferentes marcas. Bem como outro fator pelo qual não colocamos os preços no catálogos é a questão do tempo das negociações e a vida útil do mesmo.
Como Criar um Catálogo de Produtos
Agora que sabemos o que é um catálogo e quais características ele deve ter, como podemos criar um?
- Definição do Mix de produtos
Antes de mais nada, comece com a definição do mix de produtos que a sua empresa quer listar no seu catálogo de produtos. Além disso, seja detalhista, coloque todos os itens da sua empresa no catálogo. Dessa forma, contribui para a performance do seu time comercial a vender mais SKUs que o seu cliente não tinha em mente. Logo abaixo você encontrará alguns tópicos relevantes que a Newbasca utiliza para ajudar na performance do seu vendedor em campo. - Definição de categoria de produtos
Por isso que a definição de categorias e subcategoria aqui na Newbasca começa pelo nosso time de banco de dados organizando de forma lógica as categorias de produtos para facilitar a busca do dos SKUs pelo cliente. - Imagens de alta qualidade
Além disso, todos os SKUs precisam de imagens de altíssima qualidade. Por isso que a Newbaca contempla um banco de imagem de aproximadamente 170 mil SKUs onde facilita extraordinariamente a diagramação do catálogo com as imagens de produtos de altíssima qualidade. - Design do catálogo
Por fim, a Newbasca tem um time de designers focado em desenvolvimento de capas, layout gráfico e criação de anúncios, entregando o catálogos com excelente visual proporcionando a identificação com a sua marca.
Como a Newbasca Organiza um Catálogo de Produtos
Em primeiro lugar, aqui na Newbasca organizamos cada catálogo de produtos de forma estratégica para contribuir com aumento das vendas da sua distribuidora, colocamos a sequência de produtos de forma que ajude o seu cliente a comprar mais itens. Além disso, não usamos a sequência alfabética de produtos. Isso até poderia ajudar o vendedor a encontrar o itens facilmente, mas não garante que o seu cliente visualize de forma rápida os produtos daquela categoria.
Usamos a sequência de produtos correlatos, por exemplo: se o comprador está buscando pó de café, na mesma página terá açúcar, adoçante e todos os itens que perfazem esta categoria (café, achocolatados, chás, leite, entre outros). Estratégia fundamental para aumentar a venda de mix de produtos. Por exemplo, o catálogo da Bate forte.
Conclusão
Para finalizar, um catálogo de produtos é uma ferramenta de vendas imprescindível para o time comercial. Além disso, ele impulsiona as vendas e também aumenta a visibilidade do produto. Por isso que ao desenvolver um catálogo, lembre-se de incluir descrições claras e concisas, o máximo de produtos e imagens de alta qualidade e uma diagramação que realmente faça sentido ao seu negócio (atacado, distribuidor e indústria fornecedora)
Perguntas Frequentes
Um catálogo de produtos é uma ferramenta imprescindível para o seu time de vendas.
Ele aumenta expressivamente as vendas de seus produtos com objetivo também aumentar as vendas dos SKUs disponíveis, além de proporcionar a visibilidade de marca da sua empresa.
Diagramação e design atraente contendo: descrições claras e concisas e imagens de alta qualidade e respeitando as categorias subcategorias de produtos.
A melhor opção para desenvolver seu catálogo de produto é terceirizar esse serviço com uma empresa que realmente tenha know how e expertise nesse processo de diagramação. Uma das melhores empresa do mercado nacional tem sido a Newbasca
Sim, um catálogo bem diagramado definitivamente impulsionará as vendas do seu mix de produtos.