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Marketplace: 5 dicas para otimizar o seu
É nesse cenário que entra a importância de uma boa gestão do seu marketplace. Com o crescimento do e-commerce, ter uma loja virtual é cada vez mais importante para as empresas. No entanto, muitas vezes as vendas não atingem o esperado, o que pode ser frustrante e impactar negativamente a motivação dos empresários.
Newbasca - 20/04/2023
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Com o crescimento do e-commerce, ter uma loja virtual é cada vez mais importante para as empresas. No entanto, muitas vezes as vendas não atingem o esperado, o que pode ser frustrante e impactar negativamente a motivação dos empresários. É nesse cenário que entra a importância de uma boa gestão do seu marketplace.
Por isso reunimos 5 dicas fundamentais que vão levar você a um novo patamar de vendas melhores. Vender mais é consequência de vender melhor e é isso que você vai conquistar depois de dar o primeiro passo, que é ler este texto até o final.
Primeira dica: escolha o marketplace de acordo com o comportamento do seu público-alvo
A primeira delas é escolher o marketplace certo, ou seja, aquele que mais se adequa ao perfil da sua empresa e do seu público-alvo. Por exemplo, o Mercado Livre é um dos maiores marketplaces do Brasil, mas é mais voltado para produtos usados, enquanto a Americanas é mais direcionada para produtos novos e de marca. Por isso, é importante entender qual é o perfil do seu público-alvo e escolher o marketplace que mais se adequa a ele.
É importante também considerar as políticas de cada marketplace em relação a fatores como taxas de comissão, frete, pagamentos, entre outros. Esses fatores podem impactar diretamente na lucratividade do seu negócio. Por isso, é essencial avaliar cuidadosamente cada opção e escolher aquela que mais se encaixa nas suas necessidades e objetivos comerciais. A escolha correta do marketplace vai fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio on-line.
2 – Ofereça frete grátis estrategicamente
Outra estratégia para aumentar as vendas é oferecer frete grátis. Muitas vezes, o frete acaba sendo uma objeção do cliente, então essa é uma maneira de incentivá-lo a finalizar a compra. Além disso, é importante ser transparente com relação aos prazos de entrega e aos custos do frete, para evitar frustrações e insatisfações.
Para que essa estratégia seja eficaz, é importante calcular cuidadosamente os custos de frete e incluí-los no preço dos produtos. É necessário considerar o peso e as dimensões dos produtos, a distância que será percorrida e o valor cobrado pelos transportadores. Ao fazer essa análise, é possível definir um valor mínimo de compra ou um valor mínimo por produto para que o frete grátis seja oferecido sem prejudicar a lucratividade do negócio.
3 – Aumente as provas sociais do seu marketplace
Prova social é um fenômeno psicológico em que as pessoas tendem a confiar mais em algo que é apoiado por outras pessoas, como depoimentos, avaliações ou recomendações de usuários.
Os marketplaces costumam ter um sistema de avaliação dos produtos e dos vendedores, então é importante manter uma boa reputação e incentivar os clientes a avaliarem os produtos. As avaliações positivas são um fator decisivo na hora de um cliente escolher um produto ou vendedor.
Confira algumas dicas importantes para incentivar a avaliação de experiência de compra, vendedores, produtos ou serviços que você disponibiliza:
- Envie um e-mail de acompanhamento após a compra, solicitando uma avaliação;
- Ofereça um incentivo, como um desconto ou brinde, para clientes que deixarem uma avaliação;
- Facilite o processo de avaliação, criando um formulário simples e de fácil acesso no seu site ou marketplace;
- Interaja com seus clientes nas redes sociais, incentivando-os a compartilhar suas experiências e avaliações;
- Mostre a importância das avaliações para o seu negócio, destacando que elas ajudam a melhorar o produto ou serviço oferecido.
4 – Garanta que o seu marketplace ofereça um bom atendimento para o cliente
É essencial investir em um bom atendimento. Vale reforçar. Os clientes querem se sentir valorizados e ouvidos, então é fundamental responder rapidamente às dúvidas e reclamações, ser educado e prestativo e buscar soluções para os problemas apresentados. Essa é uma prática fundamental e que fará a diferença na hora de fidelizar um cliente e gerar novas vendas.
Sendo assim, invista em treinamentos para a equipe de atendimento, para que eles possam atender de forma eficaz e solucionar os problemas dos clientes de maneira ágil. É preciso também monitorar constantemente as interações com os consumidores e buscar sempre melhorar a qualidade do atendimento, buscando oferecer uma experiência positiva e satisfatória aos clientes.
5 – Mantenha dados e imagens de produtos corretas no seu marketplace
Ter um marketplace com imagens atualizadas e dados corretos é fundamental para proporcionar uma boa experiência de compra aos clientes e, assim, fazer com que ele se fidelize e se torne fã da sua marca.
Ao visualizar imagens claras e precisas dos produtos, o cliente tem uma melhor ideia do que está comprando, evitando surpresas desagradáveis ao receber o produto. Além disso, informações detalhadas e precisas sobre os produtos, como medidas, materiais, cores disponíveis, prazo de entrega e políticas de devolução, ajudam a aumentar a confiança do cliente na loja e no marketplace como um todo.
Ter um marketplace bem organizado, com informações atualizadas e de qualidade, também pode melhorar a posição da loja nos resultados de pesquisa nos sites de busca, aumentando a visibilidade dos produtos e atraindo mais compradores em potencial. Por isso, é importante dedicar tempo e recursos para manter o catálogo atualizado e as informações completas e precisas. Além disso, é recomendável investir em ferramentas de análise de dados para monitorar o desempenho dos produtos e identificar áreas de melhoria no marketplace.
Invista em uma boa gestão de dados e imagens com a Newbasca
Conte com uma equipe especializada para compilar as imagens e dados dos seus produtos e ganhe tempo para se dedicar a funções mais estratégicas na sua empresa.
Na Newbasca, você tem tudo o que precisa para que seu e-commerce mantenha-se com dados e imagens atualizadas para que seu cliente tenha uma experiência completa e ainda terá as descrições de produtos, feitas com técnicas de SEO, o que facilita que sua loja seja encontrada pelo perfil de cliente ideal. Assim você terá mais assertividade e receberá clientes mais motivados a compra e recompra.
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