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Venda B2B no universo online

Victor Lucietto
Coordenador de Marketing | Newbasca

Na nossa rotina, vivenciamos muitas experiências relacionadas à processos de vendas direcionados a nós, como consumidor final.

Entretanto, as vendas direcionadas a outras empresas, denominada de venda B2B, está 100% presente no cotidiano das empresas do canal indireto.

Ao contrário do processo direcionado ao consumidor final, a venda B2B conta com processos diferentes, desde o tempo de negociação, a comunicação utilizada e os objetivos presentes no momento da venda.

Mas antes de entender essa maior complexidade nos processos, precisamos saber diferenciar o público B2B do B2C.

O que é vendas B2B?

As vendas realizadas no universo corporativo são denominadas de venda B2B. Esse modelo de negócio é definido pela negociação entre empresas ou pessoas jurídicas.

A sigla B2B vem da língua inglesa business to business, que significa “de empresa para empresa”. Enquanto a sigla B2C (business to consumer) significa “de empresa para o consumidor.

B2B = Business To Business = “De empresa para empresa“

B2C = Business To Consumer = “De empresa para consumidor”

Ou seja, no modelo B2C, a empresa direciona seu negócio para o consumidor final, enquanto no modelo de venda B2B a empresa direciona seu produto/serviço a outra empresa.

Porém não é somente o consumidor final que diferencia o modelo de negócio, ambos possuem características muito distintas.



A Venda B2B na Prática

O processo de vendas no modelo B2B, por contar com duas estratégias de gestões distintas, apresenta algumas características que o torna mais complexo.

A negociação nesse modelo normalmente conta com um número maior de pessoas envolvidas e apresentam um maior ticket médio em suas transações se comparado ao B2C.

Em razão desses fatores, esse processo tende a ter um maior tempo de negociação.

Essas características fazem com que ambas as partes envolvidas sejam mais prudentes em suas ações.

Em outras palavras, essas negociações são realizadas sempre com base em dados, números e outras informações que tragam o melhor custo benefício para a empresa.

Principais vantagens da venda B2B

Apesar da maior complexidade, o processo de venda B2B, tende a ser mais organizado e traz algumas vantagens:

  • Relacionamento a longo prazo: Um relacionamento duradouro é a base para esse modelo de vendas. Por haver a necessidade de manter o estoque, o cliente no modelo B2B realiza compras recorrentes, o que ajuda a manter um bom relacionamento duradouro.

  • Ticket médio: Por se tratar de compras em um alto volume, os valores das transações tendem a ser mais altos, gerando um ticket médio maior para a empresa.

  • Faturamento recorrente: Apesar da menor quantidade de vendas, o número de produtos vendidos tende a ser maior, gerando um retorno maior em menos tempo.





Venda B2B no universo digital

Devido as mudanças que os consumidores apresentam, as empresas do modelo B2B tendem a se adaptar para atender as necessidades presentes no mercado.

A presença em plataformas de vendas digitais se tornou uma necessidade para as empresas que atuam nesse modelo de negócio.

Confira abaixo algumas maneiras de Venda B2B no universo digital:

Marketplaces

Um exemplo crescente são os marketplaces que auxiliam nas vendas B2B.

No marketplace outras empresas se cadastram como seller, com isso, conseguem cadastrar e vender seus produtos através daquela plataforma.

No Brasil, já existem alguns marketplaces que atuam no modelo de negócio B2B, algumas das marketplaces conhecidas no canal indireto são: a Menu e a Yandeh.

Cotação Online

Outro exemplo que tem ganhado força no canal indireto, são as plataformas de cotação online, uma ferramenta desenvolvida pela Newbasca.

Com essa plataforma o cliente consegue visualizar e adicionar produtos ao carrinho e enviar o pedido de cotação para sua equipe comercial, que irá efetivar a venda.

A plataforma de cotação online é uma solução de loja virtual para quem procura um bom custo benefício. Saiba mais sobre a plataforma de cotação online e como ela pode ser eficaz ao seu negócio, clique aqui.

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