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Como manter uma equipe de vendas engajada

Esperidião Joaquim
Analista de Marketing | Newbasca

A importância de ter uma equipe engajada

Ter uma equipe de vendas engajada, é o objetivo de praticamente todas empresas. Pois o engajamento de seus representantes comerciais está diretamente ligado a produtividade da sua equipe.

Uma equipe de vendas mais engajada, significa entrega de melhores resultados para sua empresa.

Mas quais passos devemos seguir para conseguir engajar a nossa equipe de vendas?

4 dicas para engajar sua equipe de vendas

Com o objetivo de ajudar a manter equipes de vendas mais engajadas e eficientes na entrega de resultados, nós apresentamos 4 soluções para que você possa aplicar com a sua equipe de vendas, confira abaixo:

Metas alcançáveis – Metas SMART

A definição de metas é um fator chave no processo de engajamento de sua equipe. Uma meta imposta, deve ser clara e bem alinhada com o seu time.

Apesar das metas estarem presentes nas rotinas de uma equipe de vendas, muitas empresas cometem erros na hora de definir metas para suas equipes.

As definições de metas irreais, por vezes, acabam desmotivando equipes, tornando-as menos eficientes. Portanto, na hora de estipular as metas, essas não devem ser fáceis ou difíceis demais, devem ser desafiadoras para a equipe e ter um prazo definido para entrega.

Uma ferramenta que pode facilitar no momento de elaboração de suas metas, é a SMART. Cada sigla da palavra SMART, possui uma definição que auxilia as equipes a traçarem seus objetivos:

  • “S” Specific (Especifico): Essa sigla destaca a importância para definir 1 único e claro objetivo à ser alcançado.
  • “M” Measurable (Mensurável): Esse objetivo deve ser mensurável, para que possa ser desenvolvida estratégias para alcança-lo e reavaliar quando não for possível.
  • “A” Attainable (Atingível): Uma meta não deve ser impossível para ser alcançada. Portanto, uma meta deve ser desafiadora para a equipe, porém alcançável.
  • “R” Relevant (Relevante): As metas possuem graus de importância. Esses graus de importância devem ser definidos de acordo com os benefícios que cada meta entregará para empresa.
  • “T” Time based (Temporal): Todas metas devem conter um prazo limite para serem entregues. É uma forma de motivar sua equipe a entregar o resultado.

Com a utilização dessa ferramenta, a criação de metas de se torna mais simples e objetiva para todo um time de vendas.

Motivação de equipe – “Campanhas de incentivo”

Uma equipe motivada, com certeza traz a entrega de resultados, mas quando o assunto é motivação, logo pensamos em algumas soluções comuns, como por exemplo, comissionamento, um ambiente descontraído para trabalho ou até mesmo uma equipe para o pré-vendas.

Entretanto, empresas do setor indireto, apostam em eventos que possam contribuir na motivação da sua equipe. As campanhas de incentivo, tem se tornado uma oportunidade para motivar e premiar as equipes com base nos resultados alcançados.

Esse tipo de evento pode ser visto como uma ferramenta de engajamento com grande potencial, pois pode ser realizado ao término de um ciclo de vendas e início de uma nova etapa para os representantes comerciais. Premiando assim, os melhores no fechamento desse período e motivando os demais para o desafio que está por vir.

Outas soluções para motivar uma equipe de vendas são, ferramentas que possam auxiliar a equipe no momento da venda e treinamentos constantes, como podemos ver a seguir.

Ferramentas de trabalho – Cotação; Catálogo de produtos, físicos e digitais”

Oferecer ferramentas que possam contribuir no dia-a-dia de um representante comercial, pode ser um poderoso recurso para o engajamento de sua equipe e melhor eficiência nos resultados de sua empresa.

Possuir uma ferramenta de CRM, é a base para qualquer equipe de vendas. Pois, com essa ferramenta, seu representante comercial poderá gerenciar os contatos e criar um funil de vendas que possa ilustrar todas oportunidades de negócio para ele.

Além do CRM, existem ferramentas presentes no mercado que auxiliam um representante comercial no fechamento de vendas, conheça algumas delas, a seguir.

Soluções online

Devido a crescente procura do consumidor, por plataformas online para concluírem suas compras, algumas empresas, investem em ferramentas que auxiliam sua equipe de vendas, de forma digital.

Uma ferramenta que contribui para as equipes de vendas é a Plataforma de cotação online. Nessa ferramenta, os clientes têm acesso a plataforma online, conseguem visualizar os produtos que a empresa tem disponível, adicionam ao carrinho os produtos de interesse e enviam a cotação para a equipe comercial da empresa, que a partir daí, conseguem prosseguir com o andamento da venda.

Essa é uma solução para um canal de vendas online, com um bom custo benefício, que auxilia e otimiza todos os processos de uma equipe de vendas dentro de qualquer empresa.

Catálogos de produtos

Uma ferramenta essencial para representantes comerciais, são os catálogos de produtos. Com um catálogo, o representante consegue trabalhar com todo o mix de produtos, junto dos seus clientes, de maneira simples, podendo ilustrar os produtos oferecidos em um único material.

Em virtude da onda digital que vivemos, além dos catálogos físicos, muitas empresas optam pelo catálogo digital interativo. Nessa ferramenta, o representante consegue navegar pelas categorias, através de um celular ou tablet. O material, por ser digital, também pode ser compartilhado pelas equipes de vendas para os clientes por meio de aplicativos de mensagens.

Treinamento – importância de treinar as equipes para ferramentas e processos.

Tão importante quanto as ferramentas utilizadas para engajar as equipes de vendas, são os treinamentos para utilização dessas ferramentas.

Capacitar e habituar sua equipe de vendas com as ferramentas, é crucial, pois quanto mais engajada ela estiver com as ferramentas, maior será a motivação para fechar novos negócios.

Entender o timming certo e como utilizar as ferramentas é um processo que não pode faltar no engajamento da sua equipe.

Com essas dicas, é possível traçar planos de ação que irão ajudar nos processos de vendas e tornar sua equipe ainda mais engajada.

Quer conhecer mais sobre algumas dessas dicas? Conheça nosso portal de soluções para você.

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