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Branding

Esperidião Joaquim
Analista de Marketing | Newbasca

Branding é um termo muito comum nos dias atuais. Mas o que é o branding? Qual a importância e impacto que o branding terá para minha empresa?

Conheça a estratégia que tem como objetivo aproximar cada vez mais seus consumidores.

O que é Branding?

O Branding é uma estratégia que tem como objetivo alinhar e gerenciar, posicionamento e propósitos de sua marca com o dos seus stakeholders. Criar um interesse, por parte do consumidor, em sua marca, por meio de seus princípios e valores.

Importância dos Stakeholders no Branding

Os Stakeholders são todos aqueles que são impactados de alguma forma no seu negócio, por exemplo, fornecedores, clientes, colaboradores, entre outros.

Eles são essenciais para o sucesso da sua marca, pois qualquer ação elaborada, impactará diretamente seus stakeholders. Portanto é importante para sua marca que os stakeholders compreendam e concordem com seu propósito e posicionamento.

Importância do Branding

Devido ao mercado mais competitivo, devemos nos atentar e mostrar para os nossos stakeholders que a nossa marca tem um diferencial dentre as demais.

Uma marca que possuir personalidade e proposito, pode gerar uma conexão de empatia com clientes que tenham os mesmos pensamentos. Isso pode impulsionar diretamente no número de defensores que sua marca terá.

Com uma estratégia bem executada de branding, sua marca pode ganhar grande visibilidade no mercado e ter uma reputação eficaz com seu público.

O branding, impactará diretamente no crescimento do seu negócio a longo prazo, e nas percepções que o público terá sobre a sua marca e seus princípios.

Identidade da marca

Todos nós possuímos uma identidade, algo que nos define e nos diferencia das demais pessoas dentro de uma sociedade. No mundo corporativo não é diferente, as marcas necessitam de uma identidade, algo que as define e as diferenciem de outras marcas presentes nesse meio.

Uma marca deve pensar quais valores são importantes para ela e seus stakeholders, qual tom de voz utilizar e qual visual ela terá para atrair pessoas com os mesmos ideais.

Valores e princípios da marca

A criação de uma marca, vai muito além de apenas definir uma logo legal, e quais cores usar. Esses fatores fazem sim parte de sua construção, porém é necessário ir mais a fundo.

Uma marca bem construída deve ter uma personalidade forte, entregar uma mistura de sentimentos e experiências que só ela pode proporcionar para a sua persona, uma marca deve ser única.

Para desenvolver e gerenciar uma marca, é necessário pensar em 4 aspectos importantes, são eles: a atitude, os atributos, a diferenciação e por fim o posicionamento.

  • Atitude: A atitude da sua marca, tem ligação com o propósito de existência e a promessa para cumprir esse propósito. As atitudes se referem as experiências e expectativas que a persona terá com a sua marca.

  • Atributos: Ligado a atitude, estão os esforços que sua marca apresenta para atender as expectativas da persona, a entrega de valor. A forma de trabalho e como é percorrido o caminho para atingir o objetivo, são alguns dos atributos da sua marca.

  • Diferenciação: Sua marca deve apresentar atitudes e atributos que à diferencie do mercado, criando assim, uma diferenciação. A diferenciação está fortemente ligada a confiança e lealdade que o consumidor terá sobre a sua marca.

  • Posicionamento: Ligado ao objetivo do negócio, o posicionamento tem um papel importante para definir qual será o espaço no mercado em que irá atuar e como a persona irá notar a sua marca.

Identidade Visual

É a concepção visual que seus stakeholders terão sobre a sua marca, como logo, cores, fontes, entre outras. Para gerar uma rápida conexão e assimilação por parte das pessoas, a identidade visual precisa ser concisa e bem alinhada dentro da estratégia de branding.

  • Ilustrações e ícones:

Os ícones e ilustrações são essenciais, pois esse é o fator visual que a persona terá como recordação de sua marca.

Logotipo é um ícone que tem um grande destaque para sua marca, mas além da logo, a marca pode ter outros ícones, ilustrações ou elementos que remetam a sua identidade. Portanto todas ilustrações e elementos utilizados pela sua marca deve ser coerente com a sua estratégia de branding.

  • Cores

Para escolher as cores que estarão presentes em sua marca, é essencial entender a psicologia das cores e compreender como cada cor age com o público.

Além da escolha da cor, o processo de assimilação da marca com a cor deve ser excessivamente ativado. A cor escolhida deve estar presente em todas comunicações da marca, para que seu público tenha essa percepção.

  • Tipografia

A tipografia pode parecer despercebida para alguns, mas quem entende de construção de branding sabe que a escolha das fontes utilizadas em sua marca tem extrema importância.

Normalmente a escolha pela tipografia da sua marca é dividida em dois tipos. O primário, é a fonte que será utilizada em sua logo, essa normalmente é mais conhecida pelo seu público. A secundária, está presente em todo tipo de comunicação da sua marca, como por exemplo: Posts em redes sociais, blogposts e na comunicação do site.

Portanto a escolha de uma fonte traz padronização de comunicação para sua marca, além de ser um forte indicio para lembrança da mesma.

  • Tom de voz

O tom de voz é primordial para a comunicação da marca com o seu público. Mas para entender melhor, vamos explicar qual o papel da voz e do tom para sua comunicação.

A voz representa a personalidade da sua empresa, enquanto o tom é a emoção aplicada a essa voz, que pode variar de acordo com a mensagem ou campanha da sua marca.

O tom de voz deve ser claro e objetivo para persona, dessa forma, deve haver um entendimento de ambas as partes dos termos que serão comunicados. Se a sua marca tem como objetivo educar a persona para algo, não faz sentido colocar termos complexos, pois a persona não entenderá do que se trata. Nesse caso, a voz deve ser aproximável e informativa.

O tom, como informado anteriormente, pode variar de acordo com o objetivo da mensagem. A voz, por sua vez, não deve ser alterada pela marca, pois uma alteração pode implicar em um desentendimento por parte da persona, na comunicação que você deseja passar.

  • Brandbook

O Brandbook é um manual que ilustra todas as informações de identidade da marca que vimos anteriormente. Nele é possível exemplificar a logo de sua marca, as fontes utilizadas, o porquê da escolha das cores, qual a voz utilizada pela empresa e os possíveis tons para ela.

Esse conteúdo é ideal para demonstrar aos stakeholders os princípios e valores que sua marca apresenta.

 

A construção de um branding ajudará a marca ser reconhecida de acordo com seus princípios e criará um laço forte com o consumidor que se identifique com esses princípios.

Tem dúvidas em como montar seu branding? Saiba que a Newbasca tem essa solução para você, conheça já.

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